O sim chega à Cidade da Magia através de um buraco no chão que pode ser "comprado" no modo compras, no menu de mágicas. Nessa cidade o seu sim pode fazer apresentações de mágica e ir ganhando moedas mágicas que depois são usadas para comprar ingredientes mágicos. O sim também pode desafiar outros sims e NPCs para duelos de magia.
O sim faz magia com uma varinha mágica e com o encantonator e criança faz magia com a salamandra.
A varinha mágica tem um carregador, onde se coloca os ingredientes que então carregam a varinha e daí dá para fazer feitiços. O encantonator também precisa de ingredientes para fazer feitiços pré prontos, cada feitiço é representado por um cristal de uma cor. A mesma coisa a salamandra das crianças, cada feitiço é de uma cor e geralmente equivalem aos feitiços dos adultos.
É possível também usar um tacho para fazer néctar e um forno especial para bolos e pão. Conforme o sim vai fazendo mágicas vaí crescendo, no terreno do sim, pé de feijão e cristais coloridos. Os cristais também fazem mágicas. O pé de feijão, eu nunca cheguei a ver.
Tem também um livro de feitiços, onde ficam escritos os feitiços que o sim aprende ou pode fazer, dependendo dos ingredientes.
Bom, vamos aos ingredientes e dicas:
Carregador de varinhas:
3 ingredientes (respeitar a ordem de adicionar o ing.) = nome do feitiço
manteiga + cogumelo + suor de sapo = sapo personificar (não pergunte, não lembro)
mel + mel + pó da maga = turbina relacionamentos
manteiga + cogumelos + pó da maga = encantar
mel + uvas + pó da maga = anime-se
mel + alho + suor de sapo = sorriso amigo
manteiga + veneno de cobra + alho = expulsar
mel + lágrimas de dragão + pó da maga = gamação
manteiga + suor de sapo + serpentina de palhaço = hipnotizar
mel + serpentina de palhaço + cílios de mago = quer casar comigo?
manteiga + petiscos e regalos + serpentina de palhaço = um amigo de verdade (transforma animais de estimação em sims)
Encantonator:
3 ingredientes (respeitar a ordem de adicionar o ing.) = nome do feitiço
cera de abelha + cera de abelha + cera de abelha = bela ou fera
fio dourado + feijões mágicos + feijões mágicos = grande fartura
fio dourado + fio dourado + cuspe de lhama = lavapratos
cera de abelha + galinha de borracha + pó de diamante = chuva da fortuna
cera de abelha + cera de abelha + areias do tempo = alma penada (cobras)
cera de abelha + escamas de dragão + cuspe de lhama = atração fatal
cera de abelha + areias do tempo + pena de pégasus = o clone
fio dourado + feijões mágicos + trevo de 4 folhas = horta perfeita
cera de abelha + feijões mágicos + vidro glacial = humor mágico
fio dourado + vidro glacial + pena de pégasus = lar doce lar
cera de abelha + pó de diamante + rosas negras = chiques e famosos (celebridade)
Salamandra:
3 ingredientes (respeitar a ordem de adicionar o ing.) = nome do feitiço
cogumelos + cogumelos + cogumelos = bela ou fera infantil
cogumelos +escamas de dragão + pó da fada = anime-se infantil
pó da fada + pó da fada + lágrimas de dragão = encantar
cogumelos +cogumelos + lágrimas de dragão = adeus sujeira
cogumelos + cogumelos + pó da fada = bolo sem rolo
lágrimas de dragão + lágrimas de dragão + pó da fada = sorriso amigo infantil
cogumelos + pó da fada + pó da fada = amigo invisível
cogumelos + lágrimas de dragão + escamas de dragão = o clone infantil
cogumelos + escamas de dragão +escamas de dragão = fim da infância
no tacho:
uva + uva + açúcar = néctar de uva
açúcar + framboesa + framboesa = néctar de framboesa
mel + uva + açúcar = néctar de mel
No forno:
massa + massa +massa = pão caseiro
manteiga + açúcar +massa = bolo caseiro
manteiga + massa + cenoura = bolo de cenoura
açúcar + framboesa + massa = torta de framboesa
E, finalmente, as dicas de duelos - os duelos nada mais são do que a brincadeira de pedra, pau e tesoura, só que mais elaborada, mas o princípio é o mesmo, ou seja, cada "arma" tem um oponente mais forte e outro mais fraco, tudo depende de vc escolher a arma certa para cada rodada. Os duelos tem sempre 5 rodadas e todo mundo tem as cinco armas para usar. Deixe sempre o oponente começar e seja rápido na resposta que você tem mais chances de não sair chamuscado:
Se o oponente tiver....................você deve escolher
relâmpago.................................nevasca ou enxofre
furacão....................................relampago ou onda
nevasca...................................furacão ou onda
enxofre....................................nevasca ou furacão
onda.......................................enxofre ou relampago
ou seja:
este é mais forte........................que estes
nevasca...................................relampago e enxofre
furacão....................................enxofre e nevasca
relampago ...............................onda e furacão
enxofre....................................relampago e onda
onda.......................................nevasca e furacão